Entrevista:O Estado inteligente

segunda-feira, setembro 05, 2005

Lucia Hippolito Impossível prever

BLOG NOBLAT

 

"Um dos muitos problemas que o governo Lula enfrenta atualmente é a total incapacidade de retomar a iniciativa política, de construir uma agenda positiva que possa ser adotada e implementada, como forma de contribuir para uma saída politicamente negociada para a crise.

 

E isto acontece basicamente porque uma retomada de iniciativa exige que o governo possa minimamente prever o curso dos acontecimentos.

 

Mas o que estamos vendo é que toda e qualquer previsão não dura mais de 24 horas. E isto derruba inteiramente o planejamento e a ação do governo. Qualquer governo, aliás.

 

Vamos pegar como exemplo o caso do ministro Palocci. Denunciado por seu ex-assessor Rogério Buratti, o ministro convocou a imprensa e deu uma importante entrevista coletiva, em que tentou esclarecer todas as dúvidas.

 

Pois 24 horas depois já apareciam contratos esquisitíssmos firmados com a prefeitura de Ribeirão Preto quando Palocci era prefeito, contratos que o ministro tinha esquecido de mencionar na entrevista coletiva.


Mais ainda: depondo dias depois na CPI dos Bingos, o ex-assessor Buratti não só confirmou tudo o que tinha dito, como complicou a vida do chefe de gabinete de Palocci, Juscelino Dourado. Resultado: dias depois, era a vez de Juscelino depor na CPI e em seguida pedir demissão da chefia de gabinete.

 

Já a Casa Civil da Presidência não se entende, muito porque a nova ministra, Dilma Rousseff, não tem a menor idéia das arapucas que o ex-ministro José Dirceu deixou armadas ali.

 

Quando se descobriu que notas frias tinham sido usadas para justificar algumas despesas com os famosos cartões de crédito utilizados para pagar as despesas da Presidência e da própria família do presidente, a Casa Civil imediatamente lançou nota oficial desmentindo categoricamente o fato.

 

Pouco mais de 48 horas depois, a mesma Casa Civil foi obrigada a lançar nova nota oficial reconhecendo que, sim, as notas utilizadas eram frias. Um espanto!

 

Mas o vexame maior foi debitado mais uma vez na conta do presidente da República. Cada vez mais dependente do poder do presidente da Câmara dos Deputados, o presidente Lula decidiu condecorar o deputado Severino Cavalcanti com a mais importante condecoração brasileira, a Ordem do Cruzeiro do Sul.

 

E menos de 24 horas depois, Lula teve que amargar o vexame de ver o condecorado nas páginas de jornais e revistas, acusado de extorquir dinheiro de um concessionário dos restaurantes da Câmara dos Deputados, no episódio que já está sendo chamado de "mensalinho" de Severino.

 

O governo está perdido, andando em círculos, sem conseguir encontrar uma saída. Qualquer saída."

Arquivo do blog